Coleção Equestre

A relação do homem com o cavalo remonta a antiguidade. O lugar ocupado por esses animais nos livros sagrados da Índia antiga é notável e o próprio Deus Sol cavalgava um cavalo branco, que se transformava em um cavalo negro à noite. Na China, trinta séculos antes de Cristo, o cavalo já era venerado.

__

A figura de Alexandre, o Grande, é indissociável de seu cavalo Bucéfalo. Segundo a tradição, este cavalo indomável havia sido comprado por Filipe II da Macedônia, pai de Alexandre, mas afastado por ordens do próprio rei pois não se deixava montar. Alexandre, depois de muito implorar, teve permissão para tentar domá-lo. Alexandre notou então que o cavalo se assustava com a própria sombra e o conduziu contra o sol de forma que ele não pudesse vê-la. Desta forma conseguiu domar o cavalo, contra todas as expectativas.
Incitatus (em latim, Impetuoso) era o nome do cavalo preferido do Imperador Romano Calígula. Tratava-se de um cavalo de corrida trazido da Hispânia, de onde, na época, Roma importava cerca de 10.000 cavalos por ano. De acordo com o escritor Suetónio na sua biografia de Calígula, Incitatus tinha cerca de dezoito criados pessoais, era enfeitado com um colar de pedras preciosas e dormia no meio de mantas de cor púrpura (a cor púrpura era destinada somente aos trajes imperiais, ou seja, era um monopólio real). Foi-lhe também dedicada uma estátua em tamanho real de mármore com um pedestal em marfim. Conta a história que Calígula incluiu o nome de Incitatus no rol dos senadores e ponderou a hipótese de fazer dele cônsul.
A coleção equestre da DUO K é um tributo a esse belo animal que há milênios povoa a imaginação humana.

TRABALHE CONOSCO
Vamos conversar?